FANDOM

Histórico

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) é uma empresa concessionária de serviços de saneamento básico localizada no estado de São Paulo - Brasil. É uma empresa de economia mista, de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo e na Bolsa de Valores de Nova Iorque, que tem como principal acionista o Governo do Estado de São Paulo.

A Sabesp atua em serviços de água e esgotos em 367 de 645 municípios do estado de São Paulo inclusive a capital de São Paulo (dados de janeiro/2007).

A empresa atende 25 milhões de habitantes em serviços de água e esgoto e, de acordo com a Masons Water Yearbook 2004/2005, é considerada a sexta maior operadora de serviços de água e esgoto do mundo.

Concurso

INSTRUÇÕES ESPECIAIS

I. DOS EMPREGOS 1. O Concurso Público destina-se ao preenchimento de 1.771 (mil, setecentas e setenta e uma) vagas para empregos na SABESP conforme ANEXO I: Quadro Geral de Vagas, no qual são listados os cargos, pré-requisitos, código da opção, quantidade de vagas por município e salário.

2. O código de opção deverá ser indicado no ato da inscrição, de acordo com a opção de cargo escolhida pelo candidato. 3. O candidato inscrito concorrerá às vagas disponíveis para o cargo de sua opção, independentemente do local onde as vagas são oferecidas.

3.1 O candidato aprovado poderá escolher, obedecida a ordem de classificação, uma vaga entre as disponibilizadas pela Sabesp nos municípios correspondentes à opção feita no ato da inscrição. A critério da Administração da SABESP, o empregado poderá ser transferido, a qualquer tempo, para outro município do Estado de São Paulo.

4. Ficam reservados 5% (cinco por cento) do total de vagas para candidatos portadores de necessidades especiais, nos termos da Lei Complementar n° 683, de 18 de setembro de 1992, desde que a deficiência seja compatível com as atribuições dos respectivos empregos públicos.

4.1 As vagas reservadas nos termos do item 4 deste capítulo que não forem ocupadas por falta de candidatos portadores de necessidades especiais, ou por reprovação no Concurso ou na perícia médica, serão preenchidas pelos demais candidatos, com estrita observância à ordem classificatória.

5. Os salários de admissão correspondem a Maio/2008.

5.1 Além do salário será concedido Plano de Benefícios que inclui Assistência Médica, Vale Refeição, etc.

6. A admissão e o exercício do emprego serão regidos pelo regime da CLT.

6.1 A jornada de trabalho semanal será de 20 horas para o cargo de Médico do Trabalho A, 30 horas para o Atendente a Clientes A, 36 horas para o Controlador de Sistemas de Saneamento A e 40 horas para os demais cargos;

6.2 Os horários serão estabelecidos pela Sabesp, podendo ser, conforme o caso, em regime de plantão, diurno ou noturno, em dias de semana, sábado e domingos, respeitada a jornada semanal de trabalho.

7. As atribuições a serem exercidas pelo candidato admitido no emprego encontram-se no ANEXO II: Atribuições dos Cargos. 4

II. DOS REQUISITOS PARA A ADMISSÃO

1. O candidato aprovado e classificado no Concurso, na forma estabelecida neste Edital, será admitido no emprego após convocação, se atendidas as seguintes exigências:

1.1 Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou gozar das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal e demais disposições de Lei, no caso de estrangeiro;

1.2 Ter idade mínima de 18 anos completos, até a data de encerramento das inscrições;

1.3 Não ter sido demitido ou exonerado do serviço público (federal, estadual ou municipal) em consequência de processo administrativo (por justa causa ou a bem do serviço público);

1.4 Estar em dia com os direitos civis e políticos;

1.5 Estar em dia com as obrigações militares (no caso de candidato do sexo masculino);

1.6 Ser eleitor e estar quite com as obrigações eleitorais;

1.7 Estar com o Cadastro de Pessoa Física regularizado;

1.8 Possuir o requisito exigido para o ingresso no emprego público;

1.9 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do emprego, comprovada por inspeção médica oficial realizada por profissionais designados pela SABESP; 1.10 Não registrar antecedentes criminais.

2. O candidato aprovado, se atender às condições exigidas e estabelecidas no ato da inscrição, deverá providenciar a entrega dos documentos comprobatórios dos requisitos exigidos no item anterior, quando da convocação para admissão, após a homologação do Concurso Público.

3. A falsificação ou a não entrega dos documentos eliminará o candidato do Concurso Público, anulando-se todos os atos decorrentes da inscrição, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.